quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bala

Eu sei que “bala” tem uma concepção muito genérica, mas é isso mesmo: bala. As balas de Manaus, na verdade, são bombons de chocolate com recheio – maravilhoso – de cupuaçu, doce de leite, dentre outros. Eu, como sempre, adoro as de cupuaçu. Dá pra comer uma caixa em meia hora.

Banana frita


A primeira vez que eu comi banana frita foi quando morei em Manaus. Lá é comum encontrarmos barraquinha que as vendem como se fossem um biscoito, pipoca ou algo do tipo, armazenadas em sacos plásticos. A fruta verde é cortada em rodelas fininhas e fritas em óleo e temperads com sal. Fica crocante e é delicioso. Outra maneira é com a banana madura, mas aí ela é cortada longitudinalmente e fica um pouco adocicada, acompanhando os pratos no almoço ou no jantar.

Tapioca

A tapioca, ou beiju, é uma iguaria de origem indígena tupi-guarani, feita com a goma da tapioca. O recheio pode variar, podendo ser servida somente com manteiga, com queijo ou mesmo com tucumã, uma fruta típica.

Cupuaçu

Já que falei tanto dele, eis o cupuaçu. É uma fruta de sabor bem forte, bem diferente de tudo, comumente usada em sorvetes, sucos e vitaminas, além dos bombons e com o guaraná, já citados. Uma curiosidade: o cupuaçu é parente do cacau e é utilizado para fazer o cupulate, um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate.

Tucumã

Tucumã é uma palmeira que chega a medir até 20 m e seus frutos amarelos com tons avermelhados são muito apreciados na região norte. O fruto é quase só caroço, não dá pra “morder”. Você tem que tirar a casca e raspar a parte comestível, de poucos milímetros, junto à semente. É utilizado na culinária, junto com o arroz, por exemplo, ou comida com o famoso “x-caboclinho” (pão com tucumã).

Pirarucu

O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo medir mais de dois metros e pesar até 250 Kg. Os ninhos são formados durante a seca e acabam ficando expostos à ação dos pescadores, tornando o peixe bastante vulnerável. É muito apreciado na culinária e é conhecido como o “bacalhau da amazônia”, por ter a carne beneficiada seca e salgada, praticamente desprovida de espinhas. Dentre os pratos mais conhecidos está o famoso “pirarucu de casaca”.

Açai

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado

Pato no tucupi

Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Maniçoba

A maniçoba é um dos pratos da culinária brasileira , de origem indígena e argentina. O seu preparo é feito com as folhas da maniva e mandioca e moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana, acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.
A maniçoba é servida acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta. Tradicionalmente, a maniçoba, é um dos pratos principais nas festas de Círios no Estado do Pará.

Tacacá

Tacacá é uma iguaria da região amazonico brasileiro, em particular da Amazonia, Roraima,Acre, Amapá, Para e Rondonia. É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.